segunda-feira, 10 de outubro de 2011

FILMES DE TERROR: OS TROLLS MASTERS!!

Não é de hoje que eu vejo um monte de gente comentando comigo, do jeito mais estranho possível: “aí, eu não assisto filmes de terror, porque eu tomo susto, ai ai ai, ui, ui, ui”… Aí começa a pensar em cenas como esta:

Fag

Pois é. Então eu, como Zé Mané oficial, estou aqui para falar algumas coisas sobre esse estilo, que é mais tr00e que filme de “300”, ou “Fúria de Titãs” (pow, um monte de homem se agarrando o filme inteiro não pode, não deve e nunca será tr00e! “This is Sparta”?!?! WTF!!)Então, segurem-se em seus assentos, coloquem as fraldas e vamos nos aventurar pela Terra dos Peitões e Gente Morta!!!! Hhuauhauhahuahuahauahuahuauha!

O EXORCISTA

Dizem que é o pior filme que já viram. Que borraram as calças. Que revelaram a viadagem. Mas WHAT THE SAV?? Esse filme, apesar da mensagem bem forte, não chega a ser o pior filme de terror. O que acontece é justamente a propaganda que foi feita. Na época, os filmes não podiam contar com efeitos super realistas como hoje, então o que eles faziam? Exageravam na maquiagem e na história! Sim, HISTÓRIA! Aquilo que não se vê nos filmes de hoje! O que temos hoje é um show de aberrações, que agora só se preocupam com o início do filme, com o número de mortes, com os clichês americanizados de sempre (negro = morre; gostosa = puta; nerd = herói; mocinha beócil = campeã de atletismo), e literalmente nada de bom.

Bom, voltando ao assunto. William Friedkin, o diretor dessa obra-prima baseou-se no roteiro de William Peter Blatty, que tinha escrito um livro com esse nome há alguns anos. William, malandrinho do jeito que era, resolveu levar o filme aos extremos!!! NÃO, SAV, ELE NÃO COLOCOU DIMMU BORGIR PARA TOCAR E NÃO FICOU PELADO NO SET! Mas o que ele fez de trollagem com os outros foi foda!

Por exemplo, ele deu um tiro de verdade dentro do set só para assustar Jason Miller, que fazia o papel do Padre Damien Karras (hum….Damien….. a profecia? Nóóóóóo….). Depois disso, o cara queria transformar o set inteiro em um frigorífico, deixando-o numa temperatura baixíssima, só para conseguir o efeito “fumacinha” do pessoal. Viu só, isso que é interpretar com as entranhas!! Depois disso, um mané qualquer descobriu como fazia esse efeito e pum! Lá se vai a realidade. Crap, man…. Ah, Nicolas Cage é uma merda.

Pois então. Quando o filme estreou no cinema, o pandemônio foi geral. Isso somado a tantos outros relatos que vinha de dentro dos estúdios da Warner Bros., que incluíam um trabalhador que perdeu ponta de dedo, outro serrou o pé, outro peidou no café e deu pro padre tomar (err… isso não aconteceu, mas a cara do padre, que passa o filme inteiro parecendo que tinha ingerido um peido engarrafado, tem que ter uma justificativa)… um monte de coisas que a equipe “muito louca” criou para poder terminar o “filme dos seus sonhos” (narrador sessão da tarde mode on).

Lembro que minha mãezinha, tão injustiçada pelos meus colegas de classe e afins, foi ver o filme no cinema, e na saída, ouviu passos atrás dela e viu um vulto negro, o que a fez correr pacas!! CORRE MÃE!!!!!

corre Bom, ela não fez isso, correr com o spray de pimenta, mas seria engraçado de ver… huahuauhaauhahu

Pois é, zézé, a coisa foi tensa. MAS a explicação reside em um ponto que hoje em dia ninguém presta atenção. É a química efeito visual + carisma + boa história = bom filme. Isso não é só em filmes de terror. Ah não… Só ver a quantidade de filmes antigos que tem uma história com cérebro, que nos prendem desde o começo até o fim. Porra, Avatar é o tipo de filme que eu não consegui ver inteiro. Eu terminei em 2 semanas, de tão enjoado que era. Mas filmes como “O Exorcista”, “A Lenda” e “Sexta-Feira 13” me fazem assistir até o final, voltar para o começo e ver tudo de novo! Quer ver um exemplo de bons efeitos?

terror4 Olha só que coisinha linda!!! Essa porra de maquiagem custou os olhos da cara na época, mas funcionou bemzaço. Tanto é que ganhou o prêmio de melhor maquiagem no Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films (que eu usei o ctrl+c e ctrl+v na cara dura!) E ele ganhou o Oscar por melhor roteiro adaptado e melhor som.

O que me faz pensar em outra coisa: Roteiro Adaptado. Porra, vou expressar minha indignação com o filme “Terror em Ammityville”, com o insosso do Ryan “Hal Jordan Deadpool retardado” Reynaldo. O filme é um cú. O roteiro é tropeçante, nada a ver com nada, e ainda por cima era um roteiro adaptado do livro de Jay Anson. Caraca!!! Vá a merda, Andrew Douglas! E você também, Ryan Reinolds! E você, Sav, e Nicolas Cage, e todo o elenco de Vampire diaries, e a Bella Swan!!! Todos!!!! Vale dizer que o livro Horror em Ammityville é um dos melhores livros que eu já li. Muito bem sacado, explicado, a parte das moscas são tenebrosas e no final ainda tem o relato da investigação que fizeram na casa, depois do pessoal sair correndo com o rabo entre as pernas. Tenha medo, man!!! Mas medo de homem, ou seja, ande rápido. Não corra, não abra os braços feito um fantoche, e nunca vá em direção a floresta. NUNCA!!!

Meu conselho é: ASSISTA! Não precisa ter medo. Ou precisa, sei lá, mas assista essa porra!! Vale a pena.

Tá aqui um presentinho pra vocês. Deixem os agradecimentos nos comentários.


Em tempo, olha como a Menininha ficou depois de um tempo:

lindablair

SEXTA-FEIRA 13

jason-child-camp-crystal-lake

Gostei desse filme em especial justamente por causa da história, que eu não posso contar, porque seria spoiler, e como eu não quero estragar a surpresa, deixo para vocês assistirem.

A história do filme é um tanto conhecida: um grupo de adolescentes expelindo hormonios pelos poros vai a um campo abandonado em Crystal Lake para passar o final de semana. Lá chegando, descobrem que ali foi um cenário de uma chacina e ao filme inteiro vira um sequencia de mortes show de bola!!!

O filme, de Sean S. Cunningham é muito bem amarrado, com sequencias ótimas e o suspense que fez escola em filmes dos anos 90, como Pânico (só o primeiro, viu gente. Esse lance de que todo filme um parente do falecido do filme anterior aparece e quer degolar todo mundo é muito chata! Depois disso, a sequencia clichê não me agrada).

Para voce ter idéia, Sean S. Cunningham é produtor de outro petardo do cinema de terror, o inesquecível “A Casa do Espanto”, que eu não vou falar agora. Talvez em outra oportunidade.

Sexta Feira 13 foi o sexto filme da carreira de Kevin Bacon, que manda bem até hoje. Até em Footloose ele mandou bem. Que? O QUE FOI? O filme é bom mesmo, eu não conseguiria fazer aqueles passos todos.

Conselho: ASSISTA MESMO SE NÃO GOSTAR DA SÉRIE, OU SE JÁ SOUBER O FINAL!! Mas sério mesmo, o filme é bom. Desde aquela época já se praticava Bullying e só hoje que falam isso.

O que me lembra de uma coisa: Quem pratica bullying deve ser preso! Sem chance de apelação! E pais que protegem filhos agressivos têm que passar por sessões de terapía com ganchos amarrados nas pregas e levando choque de mais 20.000 volts! É a coisa mais terrível que uma criança pode fazer com outra, e pior, deixa marcas que nunca, nunca se apagarão.

Quando eu falo “criança”, quero dizer CRIANÇA mesmo. Porque moleque marmanjo, com barba na cara tem que apanhar de pau na rua para aprender como é legal. Eu mesmo estudei em um colégio (que eu não posso dizer o nome por questões legais) onde eu fui vítima de Bullying e ainda os filha-da-puta dos agressores tinham o aval da coordenação, só por causa da religião!!! Vou falar mais nada…

Presente:

EVIL DEAD – A MORTE DO DEMÔNIO

the_evil_dead

Quando eu era pequeno confesso que senti medo ao ver esse filme. Uma história marcante, com um elenco até legalzinho, assinado por um, até então desconhecido, Sam Raimi. Ele não se preocupava com o público. Postou de forma crua e violenta como era mexer com o que não conhece. A cena da floresta é um clássico, e a maquiagem está perfeita. Assisti de manhã e fiquei o resto do dia com essa cara:

leslieman

Depois desse filme vieram mais duas continuações, mas foram mais focadas na comédia (a terceira parte é impagável). Bruce Campbell virou ícone dos filmes de terror trash e amigo pessoal de Sam Raimi, fazendo pontas nos filmes do Homem-Aranha. E essa película ainda é mencionada por todos, desde músicas até filmes e matérias sobre filmes de terror.

Conselho: VEEMENTEMENTE RECOMENDADO A AMANTES DE FILMES TRASH, OU SE ESTÁ SE AVENTURANDO NA ÁREA

Falo isso não porque o filme é ruim, mas porque muitas pessoas virão me criticar dizendo que este é um filme trash, e eles não curtem e tal. Mas eu já deixei avisado para não falar que eu não avisei. Morram infiéis!!

evil_dead_zombie-12493

Presente:

O CEMITÉRIO MALDITO

pet-sematary

Esse é, sem sombra de dúvida, um dos melhores filmes que eu já vi na vida!!

O filmaço dirigido por Mary Lambert teve o pano de fundo a história de Stephen King, que além de escrever o livro, ajudou no roteiro. Nele, uma família que só se vê em comercial de margarina ou de Ades vai para uma cidadezinha do interior, onde fazem amizade com um velhinho esquisito que faz questão de mostrar que existe um cemitério indígena no local. Coisa estúpida, se tivesse falado “porra, seu gato morreu, vamos comprar outro no pet shop e seu filho não vai saber a diferença”, mas NÃÃÃÃÃO…. toca pro cemitério, enterra aquela porra!!!

Mas então, com algumas coisas não tão bem explicadas, e com um pano de fundo que se desenrola magnificamente até o seu final, “Cemitério Maldito” ainda é embalado pela trilha sonora do RAMONES!! RAMONES CARA!!!

O que me chamou a atenção (não naquela epoca, mas só quando o assisti várias e várias vezes) é que, no final, a família Creed não era assim tão “perfeita” A parte dos traumas ficou muito bem encaixada. O que mostra que, naquela época, o pessoal se preocupava com roteiros e emoções humanas, não coisas idiotas como “namoradinho se vinga por ter virado um corno filho da puta”, ou “um assassino e impotente mata todo mundo porque quer celebrar os dez anos do massacre de tal lugar”… Ah, com mil pelos pubianos!!!

Curiosidade: Eu sempre achei que Miko Hughes era um anão, porque eu vi, depois de um tempão, o “Código para o Inferno”, com o Bruce Willis, e ele tava com a mesma cara do filme do cemitério maldito.

Outra parte curiosa é que o vizinho de Louis, Jud, fazia o papel de Frankenstein na família monstro. Tá explicado o jeito esquisito.

“Victor”, que é citado na música Pet Sematary do Ramones, existiu no filme. Ele era o zumbi fantasma que aconselhava Louis, quando este começa a despirocar as idéias.

Conselho: ASSISTA PORQUE O FILME É VÁLIDO. Não somente pelo enredo de terror, mas também pelas crenças locais e pelos traumas apresentados no filme. E também porque mostra que o mocinho do filme não precisa ser uma pessoa incorruptível que pensa em se safar. Ele tem seus problemas, que ficam mais atenuados no decorrer do filme, até seu final surpreendente.

Quem fala que filme antigo é chato, que vá lamber um saco suado!


O ILUMINADO

the-shining-jack-in-maze

Esse é um filme que assisti recentemente. Como diria meu amigo Marlos “eu estava precisando de uma surra por não ter assistido”.

Mas então, esse é um filme que fica até difícil falar, porque todas as cenas são marcantes. Desde o começo, quando Jack Torrance chega ao hotel, até o final fodástico. Não tem como não assistir de uma vez só.

Ah, vou falar uma coisa que reparei com esse filme. Muitas pessoas pensam que filme de “terror” é aquele que mostra entranhas, demônios e o escambau. Mas estão errados. O melhor terror é o psicológico, e esse filme faz isso magistralmente. O mercado, de vez em quando, dá uma focada nesse estilo, e até que acerta alguns tiros, como o excelente “A Órfã” ou “Identidade”, que eu vou falar em outra oportunidade, não precisam ficar preocupados.

E caralhos, de onde surgiu aquelas duas irmãs gêmeas? Toda vez que o pequeno Danny aparecia no corredor, eu ficava nervoso, esperando que elas surgissem. O filme é legal por causa disso: do jogo psicológico de gato-e-rato que o diretor faz desde o início. Também, com a parceria Stanley Kubrick e Stephen King, não tinha como não dar errado.

Se bem que Stephen King tropeçou feio em alguns filmes, como Tommyknockers e Apanhador de sonhos. Caralho, que filmes chatos!!! Toda vez que uma coisa que um fantasma ou possessão demoníaca vira algo alienígena, Stephen pisa na merda, soca o tomate na parede, chuta o balde de mijo e ainda mete a bolacha na avó.

Conselho: ASSISTA POR SUA CONTA E RISCO. Não quero saber de ninguém choramingando na minha porta, falando que “Johnny apareceu por lá”.

Em tempo: você que ainda toma susto por causa de filmes falsos de fantasmas no youtube, vai arrumar uma vida social!! Fazer amigos, parar no bar para beber alguma coisa, nem que seja um copo de leite…Pela madrugada…faroeste-gif-animado

O trailer do filme, voce assiste aqui:


MARTYRS

martyrs

Esse é um dos filmes que mais me impressionou. Acho que o Mumuh também pode dizer isso. O que acontece nessa película é que uma menina que tinha sido abusada quando era mais nova foge do sanatório onde vivia para buscar vingança contra seus algozes. Só que ela acha o pessoal errado para fazer isso. Ou não?…

Anyway, “Martyrs” é o tipo de filme gore que, apesar da violência gratuita, tem várias histórias de fundo que trazem a essência de tudo. E também, pelo que acontece no filme, no final torna-se impossível negar que o filme foi feito sob medida. Isso porque, se fosse feito sem as entranhas, não teria o final merecido.

Eu pulei do sofá quando vi. Depois que terminou, deu aquele tom de “vazio”, que me deixou inseguro por vários dias.

Destaque para a maquiagem, que é show!

cinema-martyrs-2 martyrs3062808 martyrs_art03

Não tem como não pular da cadeira nesse filme, que abriu mão de efeitos especiais para se dedicar ao roteiro. Tá, eu admito que teve alguns efeitos, mas qual não teve? Me refiro ao fato do filme ser exclusivamente focado em efeitos especiais, esquecendo um monte de coisa.

trailer do filme aqui:

Bom, vou encerrar por aqui, porque se eu falar de todos os filmes, vai ficar chato. Na próxima edição vou fazer um apanhado de filmes de terror de fantasmas!! BE AFRAID, BE VERY AFRAID!!!

Aliás, a música “Afraid” do Motley Crue é fodaça. Aliás, o Motley Crue é fodaço. Se voce não gosta, morra!!!!!1329 - Dexter's_Laboratory action_hank animated meme punching

10 comentários:

  1. interessante
    mto bem bolado
    montado e escrito
    parabéns fera =D
    já vi todos esses
    e mto mais
    <>
    visite-nos e comente tmbm
    gostando siga e avise que retribuiremos
    se seguir deixe o aviso no comentário
    deixando o seu link para retribuirmos
    <>
    grato
    <>
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. claro, sem problemas. assim q vc estiver seguindo o nosso retribuirei com prazer. vlw o comentário.

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Filmes de terror depende muito da pessoa se irá assustar ou não, o objetivo dos bons filmes é mexer com o psicológico da pessoa através do choque, e o Exorcista fez isso muito bem na sua época, hoje é um clássico por tudo que discute. Estou curioso em assistir A Pele que Habito que promete mudar o que sabemos sobre terror :)

    ResponderExcluir
  4. Eu li várias resenhas desse filme, "A pele que hsbito", e ele parece ser muito bom mesmo. Temos que considerar que TODOS os filmes são bons até o público ver. Aí a coisa descamba... mas vamos ver como fica.

    ResponderExcluir
  5. O único que eu vi ai foi sexta-feira 13, acho que devo ter medo de filme de terror. kkkk
    Mas como você disse: os filmes de terror hoje em dia ta muito cliche, eu assisto e nem fico com medo.
    seguindo
    http://seriesbooksmovies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Cara,
    Muito bom todos os filmes...
    Destaque para "O Exorcista", excelente filme... Já assisti varias vezes.

    Parabéns pelo blog...
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. O que é tão interessante no filme O Exorcista é que foi o primeiro filme a trazer o terror para bem perto da gente, sem desculpas de monstros... Ele fez uma menina adorável ser vítima do terror... Acho um filme muito bom. Mas, não é tanto pelo medo, mas como ele foi feito para a época.

    Sexta-feira 13 é clássico!

    Evil Dead ainda me divirto vendo.

    Cemitério Maldito também entra na minha lista de favoritos.. adoro!

    O Iluminado eu adoro, mas confesso que tenho uma queda por todas as histórias de Stephen King.

    Martyrs é pesado, mas tudo dentro do que propõe o filme. recomendo.


    ;D

    ResponderExcluir
  8. Sensacionais todos os filmes. O Exorcista na época, ainda dominada por nuances religiosas, foi o ó do borogodó. O capeta possuindo crianças inocentes? Pqp! Era de se cagar todo mesmo. Se bem que a criança inocente virou uma bela de uma potranca.
    Sobre o Iluminado, um comentário: o livro é quinhentas mil vezes mais apavorante e elétrico. O filme é como se tivessem colocado água para diluir o livro.
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  9. Desses o único que não assisti foi Martyrs, o outros vi e gostei. De todos o que mais me diverti foi Uma Noite Alucinante, o segundo é fanstástico, o queridinho é o Exorcista, a cena do padre se jogando pela escada é muito boa, o terror nele está mais voltado ao psicologico.

    Ótimo post

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não tenho "coragem" de ver exorcista esse filme é cheio de lendas...

    ResponderExcluir